Chupeta para Crianças – Problemas e Soluções

Chupeta para Crianças – Problemas e Soluções
5 (100%) 1 vote

Por mais difícil que pareça, é preciso tirar a chupeta dos pequenos antes que ela cause problemas bucais.

Toda mãe sabe o “falso poder” que a chupeta tem para acalmar um bebê. Mas esse auxílio pode custar caro, causando problemas ortodônticos, como mordida cruzada, dentes tortos, cáries, entre outros. e psicológicos, como a infantilização.

- anúncios -

Para os especialistas, o ideal é nunca oferecer a chupeta as crianças. Mas como na vida real isso nem sempre é possível, os pais pode pelo menos fazer com as crianças associe o seu uso apenas na hora de dormir, para que ela não crie um laço tão forte com a chupeta.

Chupeta para Crianças - Problemas e Soluções

Quando Tirar a Chupeta da Criança?

De acordo com odontopediatras a idade limite para a retirada da chupeta, é aos 2 anos e meio. No caso da mamadeira, o mais indicado é substituí-la por copos coloridos com tampas de plástico, e bicos especiais.

Para que você saiba minimizar o efeito da chupeta, siga as seguintes dicas.

  • Não ofereça a chupeta ao menor sinal de choro do bebê.
  • Assim que a criança acabar de mamar, retire a mamadeira. Isso evita que ela use o utensílio como chupeta, só para ficar sugando. A partir de 1 ano comece a incentivar o uso dos copinhos.
  • Se o bebê chupa o dedo, tente substituí-lo pela chupeta e bicos de mamadeira ortodônticos. Eles são menos prejudiciais.
  • Seu filho só dorme com o bico na boca? Retire-o assim que ele dormir. E durante o dia não pendure-o nas roupas dele.
  • Para estimular a criança a largar a chupeta, negocie. Peça que ele entregue o bico para o coelhinho da páscoa ou para o Papai Noel.

Chupeta para Crianças

- anúncios -

Preste também muita atenção na saúde bucal de seu filho, pois a chupeta carrega bactérias que estimulam cáries, tártaros, e ainda placa bacteriana. Por isso é importante que desde pequeno seu filho saiba a importância da preservação da saúde bucal.

Veja abaixo um vídeo mostrando dicas de como tirar a chupeta do seu bebê:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here