Compressão do Nervo Ulnar

Compressão do Nervo Ulnar
5 (100%) 1 vote

Muitas pessoas sofrem com problemas como a compressão do nervo ulnar, mas não sabem exatamente do que se trata e nem entendem sobre a anatomia que envolve esse distúrbio. Vamos inicialmente entender tudo que envolve a anatomia do nervo ulnar, para definir mais sobre o problema da compressão.

O nervo ulnar está dentre os principais nervos do braço, passando sob a clavícula e pela parte interna do braço. Ele passa passa pela parte interna do cotovelo, passando também sob os músculos do lado de dentro do braço e na mão na região da palma, em direção ao dedo mindinho. Sabe quando batemos o cotovelo e sentimos aquele choquinho? Isso ocorre quando o nervo ulnar foi atingido.

O nervo ulnar é responsável pelas funções nervosas na região do dedo mindinho, metade do dedo anelar e também controla a sensação da maioria dos pequenos músculos das mãos, que ajudam nos movimentos mais delicados. Participa também da função dos maiores músculos do antebraço, ajudando em movimentos maiores.

Compressão do Nervo Ulnar

Principais causas de Compressão do nervo ulnar

Como citado anteriormente, normalmente quando sofremos algum choque na região do cotovelo, como batê-lo em algum lugar, sentimos um desconforto nessa região, uma dor parecida com um choque.

publicidade:

Essa região é onde o nervo é mais comprimido, embora em alguns casos fique comprimido na região do punho e abaixo da clavícula. Embora não se saiba ao certo qual a principal causa de compressão do nervo ulnar, alguns fatores influenciam diretamente no aparecimento desse problema, como:

  • Fraturas do cotovelo;
  • Hiperextensão da articulação do cotovelo;
  • Por alguma razão que causou inchaço na articulação do cotovelo;
  • Cistos e tumores;
  • Um trauma direto também pode ser outra razão de causa de compressão do nervo ulnar.

Sintomas de Compressão do Nervo Ulnar

Dos principais sintomas apresentados pela compressão do nervo ulnar está o formigamento e a dormência do membro superior cujo nervo está comprimido. Esses sintomas ocorrem principalmente quando o cotovelo está dobrado. Em alguns casos, a movimentação dos dedos fica prejudicada, sendo difícil de manipular objetos e realizar alguns movimentos básicos.

Esses sintomas também podem aparecer de maneira mais agravada, podendo diagnosticar possíveis síndromes, como a síndrome do túnel do carpo, caracterizada pela compressão do nervo ulnar.

Nervo Ulnar

Tratamento da Compressão do Nervo ulnar

Se o caso estiver no início, o mais recomendado é o uso de antiinflamatórios, com o intuito de controlar a inflamação e inchaço do local, e a fisioterapia, que com seus exercícios terapêuticos é de imensa ajuda no tratamento.

Caso seja mais grave, se houver perda de massa muscular, por exemplo, o tratamento será cirúrgico, onde a cirurgia é realizada no local, a fim de diminuir a compressão causada no nervo ulnar.

Na cirurgia, o nervo ulnar é movido do lugar para aliviar a compressão. Esse procedimento é realizado através de uma incisão ao redor do cotovelo. Após a cirurgia, ainda é recomendado o uso de antiinflamatório e do tratamento com a fisioterapia.

publicidade:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here