Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias
5 (100%) 1 vote

Com a chegada das estações mais frias os hospitais e postos médicos acabam ficando lotados por causa das pessoas com doenças respiratórias que atacam muito mais nestas estações e é sobre elas que viemos falar um pouco.

Doença é sempre ruim seja ela de que natureza for e as respiratórias causam um enorme desconforto além de algumas poderem ser bem graves.

Muitas pessoas acabam inclusive morrendo em muitos casos e por esta razão ao menor sintoma existe a necessidade de se procurar um médico para que as doenças respiratórias não se agravem e compliquem mais.

Doenças Respiratórias

Tipos de Doenças Respiratórias

Bronquite

A bronquite é uma doença curável e somente em idosos ou fumantes e ainda pessoas que possuam doenças cardíacas é que ela pode ser grave. Normalmente ela causa febre, tosse seca, dores musculares, dores nas costas, coriza, cansaço e dores no corpo.

Rinite Alérgica

A rinite alérgica ataca depois da pessoa ficar exposta a algo que ela tenha alergia e os maiores causadores da rinite são insetos, fungos, plantas e cheios fortes. Quando a pessoa fica atacada da rinite ela começa a espirrar, ter coceira nasal, secreção e congestão nasal.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que é causada pelo excesso de muco nas fossas nasais e causa um incomodo muito chato com dores de cabeça, inchaço no rosto e dores na face.

Asma

A asma é uma das doenças respiratórias mais chatas pela dificuldade em respirar que ela acarreta para as pessoas além de aperto no peito e tosse. Infelizmente estes sintomas acontecem normalmente à noite e pela manhã.

asma tratamento

Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar é uma doença grave porque é a obstrução de uma artéria do pulmão que pode ser um coágulo, uma bolha ou qualquer coisa que possa obstruir um vaso sanguíneo. Quando acontece pode causar desmaio, queda de pressão, ansiedade, sudorese, muita falta de ar, taquicardia e sudorese.

publicidade:

Enfisema pulmonar

Uma doença causada pelo tabaco e seus derivados que fazem com que a substância que protege as paredes do pulmão seja diminuída e com isso o pulmão se destrói e perde a elasticidade causando falta de ar dificultando no andar, no falar e em alguns casos a pessoa acaba precisando de oxigênio constante.

Estas são as doenças respiratórias mais comuns!

Dicas de prevenção contra doenças respiratórias

É extremamente comum, principalmente no inverno, as pessoas se sentirem mais sufocadas e com dificuldade de respirar. Muitas vezes, a falta de ar é decorrente do tempo e da pouca umidade do ar, mas algumas vezes pode se tratar de algo mais grave, como uma doença respiratória. Para isso, é preciso saber e conhecer a Prevenção Contra Doenças Respiratórias, afim de evitar problemas maiores.

Pneumonia, bronquite, rinite, estão entre as doenças respiratórias mais comuns, que afetam grande parte da população brasileira. Isso pode acontecer devido a diversos fatores, como a inalação de algum gás, de pelos, ou até mesmo de outros agentes que poluem o ambiente do nosso dia a dia.

doenças respiratórias cronicas

É preciso se prevenir para que uma doença respiratória mais grave não se instale no organismo, podendo se agravar e levar até a óbito. Cuide-se e conheça nossas dicas de prevenção contra doenças respiratórias. Mantenha-se livre desse problema tão comum nos dias de hoje. Veja abaixo algumas dicas:

  • Mantenha o organismo hidratado;* Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
  • Mantenha o ambiente arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, por isso é importante evitar esses locais;
  • Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;
  • Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
  • Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário;
  • As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pêlos;
  • A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.

Veja mais no vídeo abaixo:

Doenças Respiratórias Crônicas

As doenças respiratórias crônicassão aquelas que persistem e que precisam ser tratadas no decorrer da vida.

Ultimamente, as doenças respiratórias crônicas estão ocupando uma importante colocação no quadro de responsáveis por mortes no país. Isso ocorre devido a mudanças de hábitos alimentares que debilitam o organismo do indivíduo, pelos hábitos como fumar e beber, e por toda a poluição que vem aumentando cada dia mais, prejudicando passivamente a saúde de grande parte da população.

As doenças crônicas são doenças que afetam as vias aéreas, incluindo o nariz, assim como os brônquios e os pulmões. Estão dentre as patologias mais comuns da atualidade e são grandes responsáveis pela maioria das internações hospitalares, principalmente no inverno.

Essas doenças são originadas por problemas alérgicos ou por infecção, que podem ser causadas por vírus ou bactérias, ou por alguma substância no ar, contida na poluição por exemplo.

É um grupo de doenças que mais causa gastos à saúde pública, pois a cada ano que passa, mais casos de doenças respiratórias surgem, necessitando constantemente de cuidados, por se tratar de doenças crônicas, ou seja, que precisam de tratamento por toda vida, seja ele medicamentoso ou não. Dentre todas as doenças respiratórias crônicas, as mais conhecidas são:

  • Asma;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Rinite alérgica;
  • Doenças ocupacionais dos pulmões e hipertensão pulmonar;
  • Existem algumas mais graves, como tuberculose e câncer de pulmão.
publicidade:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here