Hemorróida

Hemorróida
5 (100%) 1 vote

A hemorróida, apesar de comuns, ainda é um assunto considerado tabu, pouca gente procura ajuda médica, com medo dos exames e com vergonha de assumir o problema. Por não ser um assunto fácil de comentar, a falta de informações também prejudica o tratamento e as receitas caseiras acabam predominando.

Os resultados são: as dores, o sangramento e grande incômodo fazem da doença uma companhia chata e persistente. As veias dilatadas, que ficam salientes no ânus, são o sintoma mais conhecido das hemorróidas. Podemos compará-las às varizes, que também dilatam as veias, só que nas pernas.

Hemorróida

Da mesma forma que as veias das pernas, as do ânus existem naturalmente. O problema surge quando o calibre dos vasos assume proporções exageradas, gerando o inconveniente. Fezes ressecadas e muito esforço na hora de ir ao banheiro estão entre as principais causas do problema. Por isso, quem sofre com o intestino preso tem mais chances de penar com a dilatação constrangedora.

O paciente  as vezes não chega a sentir dor, mas pode perceber que há algo errado quando nota sangramento após a evacuação. Percebendo a recorrência deste sinal, é preciso buscar ajuda de um proctologista.

Ele  examinara a região afetada, o médico receitara as pomadas necessárias para que as dores desapareçam. No exame, há uma inspeção do ânus, para detectar a gravidade do problema antes de receitar qualquer medicamento.

Entenda Mais Sobre a Hemorróida

Tome cuidado com a alimentação porque com isso pode evitar as crises, já que a pressão na hora de ir ao banheiro será menor, diminuindo a dilatação das veias.

Quem trabalha muito tempo sentado também deve reservar alguns minutos para caminhar ao longo do expediente, aliviando o peso que permanece horas concentrado no quadril e, portanto, dificultando a circulação de sangue no ânus. Cuidar bem da higiene local não afasta o risco de hemorróidas, mas contribui para prevenir o aparecimento de infecções.

A área é, naturalmente mais sujeita à contaminação e, com as feridas, os microorganismos caem facilmente na corrente sanguínea. O excesso de atrito com o papel higiênico também é prejudicial. Por isso, o melhor é sempre se lavar com água e sabonete.

tratamento hemorroida

O tratamento clínico envolve dieta que contribua para uma manutenção das fezes com consistência pastosa, banhos de assento, pomadas anti-inflamatórias e analgésicas e higiene com água e sabão neutro. Comer muitas fibras e beber, ao menos, 2 litros de água por dia é fundamental.

publicidade:

O tratamento cirúrgico, que acontece nos casos mais graves, pode incluir crioterapia que é com gelo, ligadura elástica, injeções esclerosantes, remoção das hemorróidas e trans-secção da mucosa.

A Pimenta causa hemorróida?

Não, mas pode piorar o problema. Às vezes, a pimenta não é absorvida pelo organismo, sendo eliminada nas fezes em estado natural. Isso pode causar ardência, irritar a mucosa e aumentar a dor. Mas todos os sintomas só incomodam quando já existe inflamação no local.

Causas e Tratamentos

Esse distúrbio é mais comum do que se imagina, principalmente em pacientes com mais de 50 anos. Alguns fatores que podem causar hemorróidas são:

  • Prisão de ventre;
  • Esforço para evacuar;
  • Obesidade;
  • Diarreia crônica;
  • Prender as fezes com frequência evitando defecar sempre que há vontade;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Gravidez;
  • Sexo anal;
  • História familiar de hemorróidas;
  • Tabagismo;
  • Cirrose;
  • Hipertensão portal;
  • Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário.

como saber se estou com hemorroida

Quem pode identificar esse distúrbio é o médico proctologista. Ele pode receitar métodos de tratamento simples como sentar em água morna (Em caso de grávidas, compressas com panos quentes pode ajudar) e indicar banhos de bidê ou jatos de água ao invés do uso de papel higiênico.

Para os que sofrem com a prisão de ventre, pode ocorrer a indicação do uso de laxantes. Pomadas e cremes que lubrificam a região e tem efeito anestésico podem ser prescritos assim como supositórios com corticoide também (estes não devem ter o uso por tempo maior que uma semana devido aos efeitos colaterais).

Em alguns possíveis casos, incisões ambulatoriais com anestesia local poderão ser feitas para a retirada dos coágulos, trazendo alívio imediato. Em casos graves, pode-se causar a necrose das hemorróidas através de procedimentos como a laqueação elástica, escleroterapia e coagulação a laser.

Em casos mais graves ainda o tratamento se dá por meio de cirurgia tradicional chamada Hemorroidectomia. Para evitar hemorróidas é importante manter uma dieta rica em fibras e frutas, ingerir bastante líquido, evitar atrasar a defecação, praticar exercícios físicos e melhorar a postura.

Pomada Caseira para Hemorróidas

A pomada caseira para hemorróidas, tem a função de aliviar rapidamente a dor após usada no local, mas a pomada serve somente para aliviar, o correto seria procurar um epecialista para melhores esclarecimento.

Confira abaixo uma receita caseira de pomada para hemorróidas:

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de lanolina sólida (a venda em farmácias);
  • 2 colheres (sopa) de vaselina sólida (a venda em farmácias);
  • 1 colher (sopa) de tintura mãe de bardana (a venda em farmácias de manipulação);
  • 1 colher (sopa) de tintura mãe de mil folhas (a venda em farmácias de manipulação).

Modo de Preparo:

  • Misture a lanolina aos poucos com as 2 tinturas. Mexa bem e acrescente a vaselina;
  • Mexa, até que o conteúdo fique homogêneo;
  • Aplique no mínimo 3 vezes ao dia, sobre a hemorróida e logo vai sentirá um alivio.
publicidade:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here