Herpes Labial: Sintomas e Tratamentos

Herpes Labial: Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 1 vote

Dentre tantas doenças existentes, existem aquelas que ocorrem com certa frequência e que não causam tantos danos, porém precisam ser tratadas rapidamente. Uma delas é a Herpes que já é muito conhecida e falada atualmente. Com isso resolvemos nos aprofundar no assunto e falar sobre os seus sintomas e seu tratamento para que você possa se prevenir e se tratar o quanto antes se por um acaso tiver um dia.

A Herpes é uma doença chamada de doença viral e que atinge principalmente os lábios e é chamada de Herpes Labial. Este tipo de Herpes é considerado herpes simples e é muito vista nos dias de hoje. Ela é contraída através do contato com uma pessoa que já possua a doença.

Herpes Labial: Sintomas e Tratamentos

É importante dizer que a herpes labial é uma doença transmitida quando existe contato direto com a lesão, que fica localizada na boca, normalmente nos cantos dos lábios. Muitas pessoas acabam beijando na boca ou compartilhando dos mesmos objetos, como talheres, canudos e copos, o que acaba fazendo com que a pessoa adquira a doença. Por isso, o ideal é não manter nenhum tipo de contato entre sete e 15 dias, que é o período de manifestação, podendo ou não variar.

Infelizmente 90% da população mundial possuem o vírus do herpes e somente 10% possui imunidade contra ele e esta parte da população acaba não tendo problemas.

O restante de vez em quando terá que lidar com o herpes já que ele pode aparecer quando a imunidade ficar baixa.

Herpes Labial: Sintomas e Tratamentos

Sintomas

Os seus principais sintomas são:

  • Irritação e uma sensação de ardência nos lábios e região da boca.
  • Coceira e dor no local

Estes são os principais sintomas iniciais da herpes e a principal maneira de identificá-la antes que se torne visível e assim possa ser tratada facilmente.

herpes sintomas

Logo após esses sintomas, começam a surgir bolhas e feridas, normalmente em grande quantidade e uma do lado da outra, que possuem um líquido, além do surgimento de aftas. As bolhas depois de alguns dias estouram este líquido é expelido e é preciso ter cuidado, pois ele é contagioso. Logo após isso, as feridas começam a cicatrizar.

O melhor a ser feito é ficar atento aos sintomas iniciais, pois assim você poderá identificar a herpes e tratá-la antes que lhe cause maior desconforto.

Tratamento

Caso isso não seja possível o tratamento da Herpes Simples, ou a chamada Herpes Labial é feita através do uso de medicamentos antivirais, uso de pomadas específicas no local lesionado e remédios para amenizar as dores, ardência e desconforto que a Herpes causa. O tempo de uso será especificado pelo médico de acordo com o seu caso.

Para ficar livre da Herpes tenha sempre uma boa higiene e evite contato direto com pessoas que possuam feridas e outros sintomas que sejam compatíveis com os da Herpes.

Além disso, tenha uma boa alimentação, assim você terá uma imunidade alta que poderá lhe ajudar a combater o vírus! Cuide-se e evite esse desconforto!

Para outros casos de pessoas que tenham mais de seis episódios da doença ao ano, é indicado passar por um procedimento chamado “Profilaxia do herpes”, que é um tratamento feito com medicação oral e até mesmo com vacina, mas que precisa ser acompanhado por um dermatologista. Por isso, ao primeiro sinal da doença, procure um médico o mais rápido possível, para minimizar os sintomas dessa doença que tem afetado muita gente a cada dia.

Herpes Labial Tratamentos

Remédios Usados no Herpes

Aciclovir
O aciclovir é muito usado assim que a pessoa apresenta os sintomas do herpes labial e ele reduz a dor e muito eficaz como tratamento preventivo.

Valtrex
O Valtrex apresenta eficácia em 24 horas sendo que este medicamento diminui muito a dor e cura o herpes labial em cinco dias.

Famvir
O famvir é muito usado em pacientes com mais de 50 anos e em uma única dose é capaz de tratar o herpes labial de forma eficiente e impedir o surto
Estes remédios devem ser passados nas lesões com cuidado para não tocar nas outras partes do corpo porque poderá espalhar o vírus e em especial muito cuidado com os olhos.
Mesmo que você não trate o herpes labial, os sintomas desaparecem depois de no máximo duas semanas, mas é importante procurar um médico para tratar da forma melhor e evitar que ele se alastre. Saiba mais.

Você Sabia?
Quando o herpes se manifesta é importante que o paciente não consuma chocolate principalmente amargo, kiwi, amendoim, castanha, abacaxi, avelã e pistaches porque estes alimentos fortalecem o vírus.

Importante
Nunca use medicamentos sem consultar um médico!

Dicas para o Tratamento

  • Não tente camuflar a herpes com maquiagem, isso pode agravar o problema;
  • Nunca coce ou passe a mão sobre as feridas;
  • Proteja suas mãos, deixando-as sempre limpas e hidratadas;
  • Use água morna quando tomar banho e enxugue a ferida, levemente, com uma toalha bem seca;
  • Coma alimentos mais leves e evite salgados e ácidos. Isto previne a irritação dos herpes e a dor;
  • Consulte um médico. Se a situação piorar, ele pode lhe prescrever alguma solução anestésica ou até mesmo um medicamento antiviral;
  • Não deixe seus lábios expostos ao sol. Use protetor solar específico para evitar mais danos a esta região do corpo;
  • Evite beijar ou usar copos de terceiros. Separe um copo e tome cuidado para não passar as mãos nos olhos depois de ter tocado os herpes;
  • Faça exercícios, tenha uma dieta variada e saudável e durma bem. Seu mecanismo de defesa ficará mais forte e ajudará na recuperação da doença.

Veja abaixo a história de Isabela, ela conta como surgiu e como tratou a herpes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *