Postura Correta para Sentar

Postura Correta para Sentar
5 (100%) 1 vote

Ao chegar em casa, sentir aquelas dores nas costas que normalmente são insuportáveis, que acabam prejudicando nossa noite de sono, fazendo com que o dia seguinte também seja cansativo. Essas dores, muitas vezes, são decorrentes de uma má postura, sendo preciso saber a postura correta para sentar e evitar possíveis dores e possíveis deformações na coluna, que podem acarretar em alguns prejuízos no futuro.

Muitas pessoas acabam sofrendo com as dores e por problemas ocasionados por uma má postura, mas nem todas sabe qual a posição correta, e muitas que sabem, ao adota-la acabam sentindo mais dor ainda, fazendo com que logo desistam e com que logo retomem a posição que antes era a habitual e a errada.

- anúncios -

É perceptível quando uma pessoa se senta com uma postura errada, pois quando olhamos notamos que aquela imagem não é harmônica, e que acaba fazendo com que a coluna adote curvas irregulares, saindo do padrão de curvatura de toda a coluna vertebral.

Postura Correta para Sentar

Uma vez que adotamos uma postura errada com frequência, o nosso corpo e coluna acaba adotando aquilo como certo, como habitual, o que faz com que as dores apareçam no momento em que você corrigir para uma postura correta.

Esse fato faz com que muita gente acabe retornando a postura errada, deixando a coluna naquela posição por muito tempo, criando curvaturas patológicas e deformações, além de proporcionar todo um desequilíbrio corporal.

Aprenda sobre a Postura Correta para Sentar

Afinal, qual a postura correta na hora em que vamos nos sentar? Essa é uma dúvida que faz parte da cabeça de muita gente, principalmente de alunos e de pessoas que trabalham a todo momento sentados na frente de um computador. Sentar-se corretamente e evitar futuros problemas de coluna e em outras partes do corpo é mais fácil do que imaginamos, e o ideal é que adotemos essa postura o quanto antes, para que nosso corpo “entenda” qual a posição correta.

Atenção para o tipo de cadeira

Primeiro de tudo, é preciso verificar se o ambiente ajuda e se a cadeira também não vai fazer com que você adote uma postura errada. É preciso que a cadeira tenha um encosto para que você possa se encostar adequadamente, sem ter que forçar a coluna para se manter-se numa posição ereta.

Além disso, a cadeira também deve ter uma altura ideal, para que seus pés fiquem apoiados paralelamente, sem que você fique com eles flutuando ou além do limite.

Sentando direito

Nossa pelve possui uns acidentes ósseos dos quais muita gente só ouve falar, mas que não sabe aonde estão localizados. Na região dos nossos glúteos, temos os isquios, que fazem parte da nossa pelve. Ao sentar-se, o peso do seu tronco deve ficar descarregado em cima desses ossinhos, para que a distribuição de peso seja adequada, sem sobrecarregar nenhuma articulação.

- anúncios -

postura correta

Para localizar os isquios, apalpe profundamente um de seus glúteos, bem no centro, e localize o ossinho. Ao sentar-se, você deverá senti-los e sentar “em cima” deles, literalmente.

Outras orientações

Além das dicas acima, procure sempre mudar a posição para relaxar, mas sem adotar posturas erradas e sem permanecer por muito tempo nelas. Afinal, como dito anteriormente, para quem já está acostumado a sentar de maneira irregular, consertar isso depois traz dores e toda uma adaptação, que não pode ser feita de uma hora para a outra.

Procure também sempre fazer exercícios físicos e alongamentos constantemente, isso evitará mais dores e deixará seu corpo em forma, mais forte para alcançar uma postura ereta e correta que não é o normal no seu dia a dia. Além desses benefícios, sentar corretamente melhora o humor e inclusive o raciocínio, além de evitar deformidades como a escoliose, entre outros problemas que atingem a coluna vertebral.

Veja mais no vídeo abaixo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here